Canal no YouTube

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

<<< Esquerda ou Direita? >>>

Esquerda ou direita.....já ouviu falar sobre isso em política? O que isso quer dizer?

Bem , é um pouco complicado e pode variar muuuuuito dependendo da opinião de cada um. 
Qual lado é melhor? Tem um lado melhor? Quem defende a DEMOCRACIA e a LIBERDADE? Tem um lado que é perfeito e glorificado e o outro mau e merece ser esculachado?

Bem, primeiro, não existe uma única definição como "isso é a esquerda e isso é a direita." Dependendo da pessoa isso pode variar. Um fato importante: As pessoas não precisam ser exclusivamente de um ou de outro,  odiando, criticando e xingando as pessoas do outro lado. Tem muitas pessoas e países que acreditam em aspéctos dos dois lados principalmente porque os dois têm pontos positivos e negativos.

Imaginem uma linha reta deitada. Cada uma das ideias estão em uma ponta, quanto mais para esquerda da linha você for, mais aspectos da esquerda tema, e quanto mais para a direita, mais da direita. 

Você e outras pessoas podem estar em qualquer parte dessa linha, acreditando em alguns aspectos de um mais/ou menos de outro. Se você está completamente na esquera ou direita, você provavelmente é extremista, algo que históricamente não tem sido bom para nenhum dos lados.

No caso do Brasil hoje, estamos mais ou menos no meio, temos algumas caraterísticas que nos puxam para a direita, como empresas privadas, ideias ainda mais conservadoras, e o gosto consumista do Brasileiro: “comprar, comprar comprar”. Mas também temos outras características que nos puxam mais para a esquerda, como vários impostos, projetos sociais, empresas grandes que são do governo (como a Petrobras).

Quais são os pontos fortes e fracos dos dois lados?

_________________________________________________________________________________

DIREITA - POSITIVOS
- Incentiva mais competição: Pessoas se especializando em alguma coisa e melhorando para progredirem e se tornarem boas no que fazem, bem-sucedidas. Isso traz mais inovação (tipo um novo iphone quase todo o ano). Na direita, teoricamente a pessoa que estuda, trabalha duro, muitas vezes é mais recompensado e consegue progredir. Porém muitas vezes isso não acontece (ver desvantagens sociais no ponto negativo). 

- Inovação: Porque tem competição e empresas privadas com a meta de ganhar mais dinheiro, elas oferecem e improvisam os seus serviços, é só ver a qualidade ótimos de aeroportos no mundo que são privados, e qualidade péssima dos que são do governo.

- Menos impostos: Esse ponto varia de opinião das pessoas, tem a ver com o controle que o governo tem nas pessoas. Um governo de direita, como ele interfere menos, ele vai pedir menos impostos porque o cidadão e as empresas privadas são os que vão trabalhar, progredir e se sustentar.

- Liberdade: Acredita-se também que as pessoas são menos presas ao governo, por exemplo é mais fácil abrir uma empresa, tem menos impostos, menos burocracia, etc. A direita prega que esse lado deixaram as pessoas mais livres, e que é uma ótima ideologia para a democracia.



DIREITA - NEGATIVOS
- Só a elite é quem manda: Muitos governos de direita, talvez até quase todos, são comandados pela elite, ou seja, o 1% de toda a população que é super rico é quem manda indiretamente. Rico tipo rico mesmo, bilionários! Talvez o governo até tenha democracia, mas quem influencia e meio que decide quais leis que vão ser discutidas são só a pequena porcentagem dos mais ricos. 

- Desigualdade: A direita também trás desigualdade, um problema muito grande no Brasil. O que é isso? Tem muito pobre e pouco rico, e a diferença deles é muito grande. O rico fica mais rico e o pobre mais pobre. O rico explora o pobre e leva a maior parte do ganho.

- Desvantagens Sociais: Muitas das pessoas pobres têm desvantagens injustas que  muitas vezes foram impostas pela sociedade e não por ações ou decisões da própia pessoa. Para essas pessoas, é muito difícil “subir na vida” mesmo ela tendo muito potencial e merecer. Um exemplo é a comunidade negra não só do Brasil, mas dos EUA também, que eram escravos (não escolha deles), e quando liberto por causa de preconceito não foram contratados causando um ciclo vicioso, dificultando a comunidade de progredir, com poucas exceções.

- Extrema-direita: Os mais ricos, com medo das decisões da maioria, muitas vezes tomam todo o poder. Assim a direita também tem casos e governos de extrema-direita que eram ditaduras, SEM DEMOCRACIA E SEM LIBERDADE. Exemplos foram as ditaduras militares na América Latina, governo absoluto de reis e até o governo nazista de Hitler.




ESQUERDA - POSITIVOS
 - O povo que manda: No lado da esquerda a elite não manda e sim o povo. Ou seja, acredita-se em democracia também.

- Igualdade: Também tem mais igualdade, o governo deve garantir educação, saúde, segurança, trangalhos de qualidade para TODOS e todo mundo tem acesso IGUAL a todos recursos do país Não tem pobres e nem ricos. 

- Não tem desvantagens sociais: Por que o governo tem mais controle, ele a assegura que não tenha desvantagens sociais com raça, cor, sexo, preferência sexual. Todos têm a mesmas chances e mesmos direitos, negros, brancos, japoneses, índios, mulheres, homossexuais, cariocas, manauaras, gaúchos, nordestinos, etc.

Liberdade: Porque não tem desvantagens sociais e o povo (a maioria) manda e não uma elite pequena, as pessoas são livres dessas opressões, a democracia parece ser mais pura.



ESQUERDA - NEGATIVO
- Não tem incentivo: Porque todo mundo tem as mesmas coisas isso pode desincentivar a competição porque algumas pessoas não vêm motivo para melhorar, para que melhorar se não vou ser recompensado tanto pelo meu trabalho mais duro?

Miséria para todos: Mesmo que todos tem acesso a recursos, esses recursos são mal cuidados e não melhoram. Apesar de não ter ricos, todo mundo é pobre porque o governo a maioria das vezes não é bom para providenciar boa qualidade nas coisas (educação, saúde, infraestrutura, tecnologia, etc).

Mais impostos: Também a opinião varia por pessoa, mas um governo de esquerda provavelmente vai cobrar mais impostos para sustentar todo mundo, deixando pessoas mais dependentes no governo (aí pode voltar para o argumento de não ter incentivo progresso e miséria para todos).

Extrema-esquerda: Muitos governos da esquerda também, ao invés de representar o povo acabam tomando o poder para si, ou para um só partido, tornando uma ditadura, SEM DEMOCRACIA E LIBERDADE. Por isso que o pessoal da direita fala que a esquerda não gosta de democracia. No mundo, não tem muitos exemplos de governos muito de esquerda que tiveram uma democracia saudável. Esses governos são muitas vezes considerados extrema-esquerda, assim como o nazismo é extrema-direita. Exemplos foram a União Soviética, Cuba, Coreia do Norte e a China.



_________________________________________________________________________________

Uma vez Winston Churchill, primeiro ministro da Inglaterra nos anos 50, disse algo interessante:
“A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.”

Acho que isso mais ou menos resume as desvantagens dos lados.

Agora, antes que algum de vocês gritarem comigo falando que não mencionei algo importante de um lado, calma! Sim, não mencionei muitos outros pontos positivos e negativos dos dois, esse assunto varia MUITO dependendo da opinião da pessoa. Para mim esse são uns aspectos importantes. Também galera, esse post já está comprido de mais...então chega por hoje.

Minha meta é só de só despertar a curiosidade sobre esse assunto, e ajudar pessoas a decidirem por elas mesmo em que lado elas estão, e como reconhecer em que lado os outros estão falando. 

Lembrem-se, os dois lados existem e vão continuar existindo por um bom tempo. Para viver precisamos conviver :)

Até mais!


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Político é Idiota - Vídeo

Transformei meu primeiro post no meu primeiro vídeo!

Clique aqui para ver o vídeo! :)

https://www.youtube.com/watch?v=NKv0JI62WP0


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Você sabe o que é essa estátua?

          Recentemente eu estive pela primeira vez na Praça dos Três Poderes. Fica em Brasília, onde em cada lado de uma praça gigante (e sem árvores) tem o Congresso, o Planalto (a casa da Presidente), e o Supremo Tribunal Federal.

Em frente do Supremo Tribunal Federal tem a estátua da foto, vocês sabem quem é?



Essa escultura feita por Alfredo Ceschiatti se chama “A Justiça.” Uma estátua desse estilo é muito comum em prédios, escritórios, parques, tudo que tem a ver ou quer homenagear a justiça e a lei. Na estátua em Brasília, assim como em muitas outras, tem uma mulher com os olhos vendados e segurando uma espada. Os olhos vendados me chamaram muito a atenção. Eu já tinha visto em muitas outras, mas acho que pelo fato de estar lá bem em frente, e pela situação no governo do Brasil, me fez pensar muito.

Sabe por que ela está com os olhos vendados? Bem, porque ela é a lei, a justiça, e nós no Brasil (assim como em muitos outros países) acreditamos que a justiça é cega, ou seja, ela está nem aí se você for rico, pobre, negro ou branco, mora em um lugar chique ou na favela, tem um trabalho muuuuito importante ou é desempregado. Ela vai aplicar a justiça da mesma maneira. Se você quebrou a lei, você quebrou a lei!

Vendo vários políticos sendo acusados e alguns sendo até condenados, me faz pensar que talvez essa ideia funcione mesmo. Não importa se você é o senador, o assessor do senador, o tradutor do senador, ou o cara que lava o terno do senador, você vai ter que sofrer as consequências de erros assim como todo mundo. Parece que a estátua diz: “eu sou a lei e emprego a justiça, não sei quem tu és, somente sei o que tu fizeste, e aqui está a tua punição.”

Isso parece muito bonito, e muitos não acreditam que isso acontece com pessoas que estão envolvidas com o governo, apesar que deveria.

Mas você já parou para pensar que talvez você também devesse apontar o dedo para você mesmo um pouco? É muito fácil acusar os outros e ignorar os teus erros, mesmo que pequenos. Uma vez ouvi uma deputada falar que “a corrupção está no DNA dos brasileiros.” O que será que ela quis dizer com isso? Para mim, quer dizer que, infelizmente, há uma parte da cultura dos brasileiros que acredita que pode se “safar,” escapar e situações mais chatas com o tal do “jeitinho brasileiro.” Para alguns é furar a fila, para outros estacionar na vaga de idosos, para outros é pagar para o policial para não dar aquela multa, outros sonegar impostos, pagar para a carteira de motorista, achar que só porque tem mais dinheiro, é filho de alguém, ou tem um trabalho importante deve ser tratado diferente, não querendo passar por aquele transtorno no aeroporto que “pessoas normais” têm que passar.

Eu estava lendo um livro que comparou uma situação entre um brasileiro e um americano. Em

uma situação de confronto, o brasileiro argumenta: “você sabe com quem está falando?” Algo ainda muito comum no Brasil, provavelmente você já ouviu e/ou falou. Mas diferentemente o americano argumenta na mesma situação: “who do you think you are?” (“quem você pensa que é?”). Deu para notar a diferença? Enquanto o brasileiro se acha que é alguém que não mereça aquela situação (ex: sendo parado por um policial), o americano sabe que ninguém é grande o suficiente para merecer tratamento diferenciado pela lei. Felizmente o autor disse que essa atitude no Brasil está mudando.





Galera, por favor, não estou justificando os erros de políticos, falando que temos que passar a mão neles e falar “óóóó, tudo bem, ninguém é perfeito.” Mas talvez antes de acreditar que a lei tem que ser cega para eles, acredite que ela também é cega para você.